Aprendizagem Industrial Básica

Os cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI BAHIA são gratuitos, presenciais e oferecidos em diversos segmentos industriais, além de serem o primeiro passo para jovens e adolescentes de 14 a 24 anos conquistarem o primeiro emprego. Os alunos participam de aulas teóricas e práticas, experimentando o dia a dia do mundo do trabalho, assim como têm a possibilidade de serem contratados como jovens aprendizes por uma das empresas parceiras do SENAI BAHIA. É a oportunidade de começar a trajetória para construção da carreira.

Os alunos podem firmar contratos de aprendizagem com indústrias contribuintes do SENAI BAHIA com duração de até 2 anos e jornada máxima de trabalho de 8 horas para quem não concluiu o ensino fundamental. A remuneração do jovem aprendiz é calculada a partir do salário mínimo/hora e os aprendizes têm os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários dos demais empregados: férias, 13º salário, vale-transporte e FGTS.

Os cursos de aprendizagem industrial são regulamentados por legislação específica e ofertados por meio de processos seletivos. Podem participar pessoas com idade de 14 a 21 anos, a depender do curso, a idade mínima poderá ser de 18 anos. A idade máxima não se aplica às pessoas com deficiência. O candidato deve estar cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental, participando de programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou já ter concluído o ensino médio.

A Aprendizagem Industrial é regida por normas como o art. 429 da Consolidação das Leis Trabalho (CLT), a Lei nº 10.097/2000 e o Decreto 5.598/2005.  

Acompanhe aqui a divulgação do processo seletivo para os cursos de aprendizagem industrial básica.

Mais informações: aprendizagemsenaiba@fieb.org.br