Aprendizagem Industrial Básica

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA 2021.1 – JUNHO

Os cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI BAHIA são gratuitos, presenciais e oferecidos em diversos segmentos industriais, além de serem o primeiro passo para jovens e adolescentes de 14 a 21 anos conquistarem o primeiro emprego. Os alunos participam de aulas teóricas e práticas, experimentando o dia a dia do mundo do trabalho, assim como têm a possibilidade de serem contratados como jovens aprendizes por uma das empresas parceiras do SENAI BAHIA. É a oportunidade de começar a trajetória para construção da carreira.

Os alunos podem firmar contratos de aprendizagem com indústrias contribuintes do SENAI BAHIA com duração de até 2 anos e jornada máxima de trabalho de 8 horas para quem não concluiu o ensino fundamental. A remuneração do jovem aprendiz é calculada a partir do salário mínimo/hora e os aprendizes têm os mesmos direitos trabalhistas e previdenciários dos demais empregados: férias, 13º salário, vale-transporte e FGTS.

Os cursos de aprendizagem industrial são regulamentados por legislação específica e ofertados por meio de processos seletivos. Podem participar pessoas com idade de 14 a 21 anos, a depender do curso, a idade mínima poderá ser de 18 anos. A idade máxima não se aplica às pessoas com deficiência. O candidato deve estar cursando a partir do 9º ano do ensino fundamental, participando de programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou já ter concluído o ensino médio.

A Aprendizagem Industrial é regida por normas como o art. 429 da Consolidação das Leis Trabalho (CLT), a Lei nº 10.097/2000 e o Decreto 5.598/2005.

INFORMAÇÕES

As Inscrições estão abertas para o Processo Seletivo 2021.1 – JUNHO para acesso aos Cursos GRATUITOS de Aprendizagem Industrial Básica do SENAI BAHIA no período de 20/04/2021 a 11/05/2021.

Serão ofertadas 231 (duzentos e trinta e uma) vagas, distribuídas nas unidades do SENAI Barreiras, Camaçari, Dendezeiros Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães e Santo Antônio de Jesus.

Os cursos ofertados serão realizados com aulas 100% remotas, ou seja, de forma síncronas – ao vivo, por meio da Plataforma MEU SENAI. Para realizar o curso, os candidatos devem possuir computador com acesso à internet.

Como exceção ao modelo de aulas remotas, adotado nesse Processo Seletivo, as turmas de Assistente de Produção dos municípios de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães serão realizadas de forma presencial.

Cada candidato só poderá se inscrever para um único curso. Não poderá haver transferência de curso depois de sua inscrição realizada ou depois de estar matriculado.

Os alunos poderão ser selecionados ou não pelas empresas para serem contratados como jovens aprendizes. O SENAI/DR/BA não tem nenhuma obrigatoriedade de providenciar contratos de aprendizagem para os alunos. Caberá às empresas interessadas selecionar e contratar os alunos.

Os alunos com contratos de aprendizagem terão uma carga horária adicional ao curso, referente à fase prática na empresa, conforme contrato assinado entre o aluno e a empresa.

Mais informações: aprendizagemsenaiba@fieb.org.br

EDITAL l CLIQUE AQUI E ACESSE.

LISTA DE CONVOCADOS l CLIQUE AQUI E CONFIRA